gestão empresarial
Renan Liege Scholtz 2
Thiago Kader R. Ibdaiwi3
Resumo: O tema Capital Intelectual é referenciado por, atualmente, ser a maior fonte de acumulo de crescimento econômico da atualidade, além disso, gera rentabilidade e disponibiliza a empresa grande possibilidade de expansão de mercado, pois seus ativos intangíveis são provenientes de grandes graus de conhecimento. O capital humano é constituído das pessoas que fazem parte de uma organização. O capital intelectual é a soma do conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva. O talento das pessoas que trabalham nas organizações é a vantagem competitiva definitiva.
Palavras-Chaves: Capital Intelectual, Inovação e Mudança.
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A Teoria Administrativa contemporânea traz uma nova concepção de capital organizacional, sendo que as abordagens que tradicionalmente valorizam o capital físico, como elemento incremental, vem perdendo espaço para aquelas que consideram os capitais intangíveis como os principais elementos capazes de efetivamente agregar valor aos produtos e serviços diante de clientes e acionistas.
O conceito de Capital Intelectual (CI), que coloca os elementos intangíveis no centro do processo de valorização organizacional, vem se destacando entre os estudiosos de diversos segmentos da teoria administrativa, seja na área financeira, de produção, de desenvolvimento de produto ou de gestão de pessoas, pois, os elementos de CI atuam em todas as áreas organizacionais. As pesquisas e publicações literárias sobre CI estão crescendo rapidamente. O assunto começou a ser discutidos nos anos 90 a partir da idéia da existência de ativos intangíveis criadores de valor organizacional. Na seqüência, foram abordadas questões sobre
classificação,
mensuração,
estratégias
de
CI
e,
mais
recentemente, GC (MARR, GRAY e NEELY, 2003).
1
Artigo apresentado na disciplina