gestão empresarial
Conceito de Orçamento;
O conceito do orçamento é o plano financeiro para programar a estratégia da empresa para determinado exercício, contém as prioridades e a direção da entidade para um período, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas, é mais do que uma simples estimativa.
Proporcionando as condições de avaliação de desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores, dependendo do tipo de organização, pode ser desenvolvido de várias maneiras quanto à participação nas definições estruturais:
− top-down, ou seja, de cima para baixo
− bottom-up, ou fluindo de baixo para cima da pirâmide organizacional ou a mistura dessas duas abordagens. É realizada no pequeno prazo que normalmente a chega a ser em um ano.
Orçamento Geral;
O orçamento geral normalmente consiste num demonstrativo de lucro futuro esperado, num balanço, num demonstrativo de receitas e despesas de caixa e em quadros de cálculos. Esses demonstrativos são o ponto culminante de uma série de decisões de planejamento baseadas num exame detalhado e rigoroso do futuro da organização. Antes de qualquer coisa, devemos começar a compreender por que o orçamento é útil, orçamento visa, basicamente, a dirigir a atenção, pois ajuda os administradores a se concentrarem em problemas operacionais ou financeiros com uma antecedência suficiente para o planejamento ou a ação eficaz.
O orçamento também coloca o planejamento no seu lugar, no primeiro plano na mente dos administradores, investidores e gerentes de créditos bancário estão cada vez mais conscientes dos méritos dos planos empresariais formais. O maior trabalho técnico do contador responsável pelo orçamento é com os dados futuros esperados, e não com os dados históricos. As organizações sucedidas caracterizam-se, em geral, por uma administração operacional superior e por uma administração financeira superior. Os fracassos das empresas podem ser frequentemente, atribuídos