Gestão Empresarial e Empreendedorismo
Liderança é um processo por meio do quais as pessoas assumem posições de “comando”, “coordenação” de grupo, com o objetivo de atingir um resultado, uma meta.
Ao assumir um papel de líder é preciso ter o olhar sobre todos, ter a visão crítica da situação que se apresenta, quem são as pessoas que compõem o grupo e qual o resultado a ser alcançado. Este olhar deve ser diferenciado: desfoca a realidade para focar novamente.
Vale ressaltar que são as pessoas quem irão colocar literalmente “a mão na massa” e fazer acontecer o projeto. Portanto, cabe ao líder considerar cada pessoa como se fossem únicas, atribuindo-lhes responsabilidades para as quais o profissional se sente maduro e apto a conduzir.
A Dependência Humana na Estratégia Empresarial
“Seja o significado na vida de um ser humano e ganhará seu coração.”
As pessoas são importantes para a organização, assim como recrutar corações de forma assertiva é essencial. A dependência humana faz a área de Recursos Humanos ser estratégica e não mais apenas um suporte.
Para os CEOs, o desafio é saber qual a contribuição esperada das pessoas para o negócio, antes de definir se o executivo de Recursos Humanos continua ou não na sua estrutura.
O fato é que o coração de uma organização é a soma dos corações de todas as pessoas, incluindo as que estão de passagem, seja um terceirizado ou fornecedor.
Inserir um coração em uma entidade jurídica que depende totalmente das pessoas, seja para transformação de insumos ou serviços, é uma tarefa integralmente ligada à estratégia de onde a organização quer chegar. Ela é composta por seres humanos que têm vida, inteligência e necessidades que precisam ser entendidas e cujas posições precisam agregar valor.
Comentário
Na Gestão de Pessoas, liderar é empreender os talentos e saber como esses podem contribuir para o sucesso do trabalho. Se houver sucesso ou fracasso no processo, esse será compartilhado