Gestão dos recursos hidricos
Conteúdo Introdução 3 O que são os recursos hídricos? 4 Em que consiste a gestão dos recursos hídricos? 4 Actividades humanas que interferem na quantidade e qualidade das águas. 5 Eutrofização 6 O que é a eutrofização? 6 Onde actua? 6 Quais as consequências? 6 Salinização 7 O que é a salinização? 7 Onde actua? 7 Quais são as consequências? 7 Desflorestação 7 O que é a desflorestação? 7 Quais são as consequências? 7 ETAR 8 O que significa “ETAR”? 8 O que é uma ETAR? 8 Riscos na gestão dos recursos hídricos 8 O que é a Directiva-Quadro da Água? 8 Acordos Internacionais 9 Medidas de controlo 10 Conclusão 11 Bibliografia 12
Introdução Os recursos hídricos são limitados, e necessários para o ser humano. Porém, o ser humano tem um impacto negativo nos recursos hídricos, causando desflorestação, poluição, e consequentemente salinização e eutrofização. As ETAR são uma boa solução para vários problemas a nível ambiental, e também social. São necessários planos e acordos, para que a gestão das águas, seja melhor controlada. Ao longo do trabalho vão ser abordados vários pontos, em relação à gestão dos recursos hídricos.
O que são os recursos hídricos? Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso numa determinada região. Porém, os recursos hídricos são limitados, e por isso, torna-se necessário protege-los e conservá-los.
Em que consiste a gestão dos recursos hídricos?
A gestão dos recursos hídricos consiste, basicamente, no armazenamento de água nos períodos de abundância para que esta possa ser consumida nos momentos de carência ou seca.
Até ao momento, a melhor opção (em termos de finalidades para a gestão dos recursos hídricos) tem sido a construção de barragens.
Barragem do Alqueva
A Barragem do Alqueva, é a maior barragem de Portugal, e da Europa Ocidental. Está situada no Sul de Portugal, no Rio