Gestão dos custos logísticos
CUSTOS LOGÍSTICOS
Custos Logísticos na Economia Brasileira
Edmundo Carbone Filho RA: 61110306
CUSTOS LOGÍSTICOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
O que mais nos chama a atenção é como o autor Mauricio Pimenta Lima ressalta as informações sobre custos logísticos, dizendo que no Brasil estão desatualizados, dificultando entre outras coisas a comparação entre outros países. Essa falta de informação torna-se impossível um banco de dados para uma futura análise do nosso custo logístico. Muitas informações são imprecisas e incompletas complementa o autor, que para driblar este problema, o Centro de Estudos em Logística pesquisou em mais de 30 fontes. Onde podemos citar (ABCR, ANP, ANTT, ANTF, ANTAQ, Banco Mundial, BNDES, CNT, CONAB, CVM – Economática, CSCMP, DAC, DETRAN, FIPE, GEIPOT, IBGE, INFRAERO, IPEA, NTC, SINDICOM, Revistas especializadas, empresas usuárias de transporte aquáviario, empresas de navegação, empresas distribuidoras de combustível, empresas aéreas, empresas de transporte e diversos executivos e especialistas do mercado).
A parte crucial dessa pesquisa citada pelo autor refere-se ao cálculo do custo logístico do Brasil, fazendo um comparativo entre valores do Brasil e dos EUA incluindo as atividades de:
1) Transporte;
2) Armazenagem;
3) Estoque
4) Administração
Dando como prioridade as operações domésticas, estas por si só incluindo exportações, o transporte até o porto no Brasil, e para importações, o transporte à partir do porto nacional, incluindo o custo portuário.
1) Transporte
1) Rodoviário: mesmo por se tratar responsável pelo maior modal de carga movimentada no país e maior parcela dos custos, os dados existentes são pequenos e pouco confiáveis. Foi definida então se calcular o custo de maneira indireta baseando-se no consumo de veículos à Diesel e na sua participação no valor do frete. Representando o custo de R$ 96,3 bilhões. Já os outros veículos