Gestão do disponivel
Por
Welington Melo Pequeno
Resumo
A gestão de recursos financeiros tornou-se o tema de suma importância para a continuidade dos negócios das organizações, somando-se a globalização, falta de planejamento para implantação de novos negócios e expansão, falta de mensuração de quanto capital de giro será necessário, e a captação dos empreendedores demonstram o quanto essa continuidade é afetada e que um modelo de gestão financeiro se faz necessário. Por outro lado a Teoria das Restrições oferece aos empreendedores e gestores ferramentas eficazes para a gestão de seus recursos financeiros no curto prazo. Constata-se na Teoria das Restrições pressupostos que demonstram coerência entre a administração financeira atual e a Teoria das Restrições que simplificariam a gestão dos recursos financeiros. Sendo assim, o objetivo deste artigo é apresentar argumentos que justifiquem o uso da Teoria das Restrições na Administração Financeira dos recursos de curto prazo sugerindo ainda um modelo que demonstre indicadores que possam ajudar no gerenciamento do Capital de Giro como ferramenta rápida de gestão financeira de curto prazo.
Palavras-chave: Administração Financeira, Capital de Giro, Teoria das Restrições.
1. INTRODUÇÄO
1.1. Problema
A gestão financeira de curto prazo tornou-se tema importante na cultura dos gestores financeiros brasileiros por um fator do passado: “a inflação galopante” que o Brasil sofreu nas décadas de 80 e 90. Nesse período os administradores financeiros tiveram que criar maneiras de gerir o capital de giro de forma eficaz para proteger os recursos aplicados e garantir a continuidade dos negócios das organizações.
Toda essa experiência brasileira tornou os gestores financeiros experimentados e capazes de blindar os recursos de curto