Trabalho sobre Espectroscopia Infravermelho
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS – DEPARTAMENTO DE FÍSICA
ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO
MARINGÁ- PR
2010
INTRODUÇÃO
Compostos químicos em geral, absorvem radiação nas regiões do ultravioleta, do visível e também na região do Infravermelho do espectro eletromagnético. A radiação infravermelha provoca vibração de átomos ou grupos de átomos em um composto, estas vibrações podem ter amplitudes e velocidades diferentes. O objetivo deste trabalho é compreender mais sobre a técnica de espectroscopia de infravermelho seus mecanismos e aplicações através da descrição de uso na área química e farmacêutica.
O Infravermelho não só pode ser usado para compostos orgânicos, como também para compostos inorgânicos, tais como complexos de coordenação. A energia das vibrações pode ser quantizada, ou seja, existem determinadas quantidades de energia que fazem os grupos vibrar.
1. Simetria e Teoria de grupo:
A aplicação de argumentos sobre simetria de átomos e moléculas começou nos anos 20 e 30, e teve origem na Teoria dos Grupos desenvolvida por matemáticos no século XIX. Ela constitui uma ferramenta essencial para compreender as propriedades de sistemas atômicos e moleculares.
Uma operação de simetria é o movimento de uma molécula em que após cada operação coincide com um ponto equivalente não necessariamente o mesmo de onde partiu, e isso mantêm a aparência do corpo inalterada. As operações de simetria típicas são as rotações, as reflexões e as inversões. Para cada uma há um elemento de simetria correspondente, ou seja, uma entidade geométrica que pode ser um ponto, uma linha ou um plano, em relação ao qual se aplica a operação.
2. Espectroscopia de infravermelho
2.1. Princípios básicos
A Espectroscopia é o estudo da forma de interação entre a radiação eletromagnética com a matéria, tem como principal objetivo o estudo dos níveis de energia de átomos ou