Gestão do conhencimento
Curso ADMINISTRAÇAO Período Letivo 2011/1
Semestre 1º. Sem Disciplina Gestão do Conhecimento
Nome Tutor Presencial
Nome Professor EAD
Nome Aluno(a)
Atividade Avaliativa Questionário
Questões Dissertativas
1 - Para os administradores ocidentais, o termo “redundância” tem conotação de duplicação desnecessária e de desperdício. Mas o que significa a redundância na criação do conhecimento na visão das empresas japonesas?
Resposta: As empresas japonesas institucionalizaram a redundância dentro delas mesmas, com o objetivo de desenvolver novos produtos e serviços rapidamente, em resposta as mudanças rápidas também dos mercados e da tecnologia. Elas desenvolveram instrumentos organizacionais que aumentam e mantém a redundância, tais como, reuniões freqüentes tanto rotineiras como esporádicas (como o brainstorming camp ou a trama dashi kai), bem como uma rede de comunicação formal e informal (um drinque após o expediente). Esses instrumentos facilitam a troca de conhecimentos tácitos e explícitos.
2 - Existem algumas barreiras para a criação do conhecimento. Quais são elas.
Resposta: Existem barreiras tanto individuais como organizacionais. As individuais são aquelas barreiras que referem-se a criação do conhecimento a nível individual envolvendo a capacidade de lidar com novas situações, eventos, informação e contextos. As barreiras organizacionais, estão ligadas ao momento em que os indivíduos compartilham seus conhecimentos em um grupo, devendo justificar seus pontos de vistas e convicções.
3 - Cite 4 Barreiras organizacionais para a criação do conhecimento?
Resposta:
- Necessidade de linguagem legitimada: Compartilhamento do conhecimento através de uma linguagem comum entre os membros da organização, inclusive incluindo palavras inovadoras no vocabulário da empresa que com a legitimidade da língua passam a ser conhecidas por todos.
- Histórias organizacionais: Constituem a memória organizacional, o