gestão do conhecimento e aprendizagem unidade 4
(GEHMAN, 2003)
Após extenso estudo, a equipe (Columbia Accident Investigation Board) encarregada de identificar as causas subjacentes ao acidente do foguete Columbia da NASA e a perda da sua equipe em 2003, determinou que a cultura e estrutura organizacional da NASA tinham tanto a ver com o acidente quanto o problema com a espuma tanque externo. Apesar de enfatizar e ter um extenso programa e sofisticadas tecnologias para comunicar “lições aprendidas”, há dois problemas sérios: o conhecimento existente na NASA não é suficientemente acessível e utilizado para solucionar problemas de engenharia, e, por mais que a NASA capture “lições aprendidas” em relatórios e documentos, a cultura da NASA tende a manter esse conhecimento apenas dentro de departamentos, não o fazendo circular para todos os envolvidos num projeto. No final, a equipe de investigação concluiu que a NASA não demonstrou as características de uma organização de aprendizagem.
O texto acima ilustra bem que embora se trate da NASA, conseguir construir uma Organização de Aprendizagem, não é tão fácil o quanto parece. Segundo Senger (1990), uma Organização de Aprendizagem se constrói a partir de cinco disciplinas que devem atuar conjuntamente. Estas disciplinas são
Resposta Selecionada:
Corretaa. Domínio Pessoal e Proficiência; Modelos Mentais; Objetivo Comum; Aprendizado em grupo; e Raciocínio Sistêmico.
Resposta Correta:
Corretaa. Domínio Pessoal e Proficiência; Modelos Mentais; Objetivo Comum; Aprendizado em grupo; e Raciocínio Sistêmico.
Feedback da resposta:
Alternativa correta: Domínio Pessoal e Proficiência; Modelos Mentais; Objetivo Comum; Aprendizado em grupo; e Raciocínio Sistêmico.
Como aprendemos nessa unidade, para que esses fatores possam ocorrer é necessário, como o próprio Senger (1990) definiu que, “a Organização de Aprendizagem tenha pessoas que se expandam continuamente sua capacidade de criar os resultados que