gestão de seguranca
Histórico e evolução da segurança da informação1
Desde o início das civilizações, algumas informações tiveram características sigilosas e precisaram ser protegidas. Informações estratégicas em batalhas e segredos políticos são exemplos da necessidade de se protegerem informações.
Em contrapartida, os avanços na capacidade de comunicação permitiram cada vez mais acesso às fontes de informação.
Na história da humanidade, os avanços tecnológicos deram-se de maneira extremamente lenta. Somente nos últimos 150 anos é que os avanços começaram de fato a acontecer de forma significativa. O fator que propiciou esse salto foi justamente a conectividade. Somente quando foi possível aos seres humanos formas de comunicação mais efetivas e abrangentes é que a tecnologia expandiu-se.
Figura 1 – Evolução tecnológica na história da humanidade
Fonte: Cerutti (2008).
O crescimento da Internet tem inspirado as organizações a expandirem o alcance de suas redes, conforme é possível observar na Figura 2. Esse novo paradigma auxilia na captação de novos clientes e cria novas relações de negócios, gerando mudanças na economia clássica definida nos livros e textos acadêmicos.
1 CERUTTI, Fernando. Histórico e evolução da segurança da informação. Curso de Especialização em Gerência de Projetos de Tecnologia da Informação: material didático on-line da disciplina Gestão de Segurança. Palhoça:
UnisulVirtual, 2009.
Pós-graduação
17
Figura 2 – Crescimento de usuários da Internet por100 habitantes
Fonte: . Acesso em: 20 maio 2014.
A internet também abriu novos caminhos eletrônicos para os ativos de informação das organizações. Esses caminhos podem ser trilhados por pessoas do mundo inteiro, além dos colaboradores internos. A característica de sistema aberto da internet potencializa a necessidade de segurança.
A segurança trata de sensos comuns. Perto de 75% dos procedimentos de todas as organizações são idênticos, independentemente das leis a que