Gestão de riscos
1.1 Estratégias de resposta aos riscos
Planejar as respostas aos riscos é o processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
As respostas aos riscos devem levar em conta a complexidade de cada um, onde seu custo deve ser eficaz para atender ao desafio, ser realistas dentro do contexto do projeto, onde ambas as partes estejam de acordo e designado a um responsável. Com isso é necessário que se escolha a melhor opção entre as diversas opções disponíveis.
1.1.2 Planejar as respostas aos riscos: Entradas * Plano de gerenciamento de riscos: onde será descrito como será feita a estruturação e execução das atividades de identificação, análises quantitativas e qualitativas e o planejamento das respostas a riscos. * Lista de riscos prioritários: pode ser feita através de vários critérios: níveis de classificação (alto, baixo, moderado) ou de WBS; aqueles que requerem resposta imediata e aqueles que podem ser tratados mais adiante. * Classificação dos riscos do projeto: pode indicar a posição geral dos riscos de um projeto em relação a outros projetos através da comparação da pontuação dos riscos. * Lista prioritária dos riscos quantificados: inclui aqueles riscos que significam a maior ameaça ou que apresentam a maior oportunidade pra o projeto juntamente com a extensão de seu impacto. * Análise probabilística do projeto: previsões sobre os resultados possíveis do cronograma e dos custos do projeto, listando as possíveis datas de conclusão ou a duração e custos possíveis do projeto, juntamente com seus níveis respectivos de confiabilidade; * Probabilidade de se atingir os objetivos de custo e tempo: pode-se estimar a probabilidade de atingir os objetivos do projeto sob o plano atual e com o conhecimento atual dos riscos que ameaçam o projeto através do emprego do risco quantitativo. * Lista de respostas