Gestão de recursos hidricos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (DCSA)
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
IMPACTOS SOBRE A BIODIVERSIDADE
E SOCIODIVERSIDADE: Outros Impactos
IMPACTOS SOBRE A BIODIVERSIDADE
E SOCIODIVERSIDADE: Outros Impactos
Introdução
Tanto a comunidade científica internacional quanto governos e entidades não-governamentais ambientalistas vêm alertando para a perda da diversidade biológica em todo o mundo, e, particularmente nas regiões tropicais. A degradação biótica que está afetando o planeta encontra raízes na condição humana contemporânea, agravada pelo crescimento explosivo da população humana e pela distribuição desigual da riqueza. A perda da diversidade biológica envolve aspectos sociais, econômicos, culturais e científicos. Assim como a biodiversidade, a sociodiversidade, que se caracteriza pela diversidade de culturas, também sofre com a ocorrência dos impactos provocados pela ação do homem, com mudanças no modo de vida, alterações em toda estrutura de recursos naturais utilizados pelas comunidades ribeirinhas e povos tradicionais no Brasil.
Biodiversidade
Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.
Segundo o Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica, esta " significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os