Gestão de processos e qualidade
GESTÃO POR PROCESSOS
VADSON BASTOS DO CARMO
Para citar este texto:
CARMO, Vadson Bastos. Gestão por Processos. Departamento de Extensão e Pós-Graduação. Valinhos,
SP: Anhanguera Educacional, 2011.
PARECER TÉCNICO
PREPARAÇÃO GRÁFICA
Valter Oliveira
DIRETORIA DE EXTENSÃO E PÓS-
Lusana Veríssimo
GRADUAÇÃO
Renata Galdino
REVISÃO GRAMATICAL
Silvio Cecchi
W ellington Lopes
Correspondência/Contato
Alexandre Caroli Rocha
Alameda Maria Tereza, 2000, Valinhos, São Paulo
CEP. 13.278-181, Tel.: 19 3512-1700
© DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.
Publicação: Março de 2011.
GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE
1. GESTÃO DE PROCESSOS
1.1 – O PROCESSO COMO BASE PARA A DECISÃO ESTRATÉGICA
As organizações podem ser consideradas como sendo um processo, pois recebe insumos, recursos e informações e transforma-os em produtos e/ou serviços. Este grande processo é subdividido em sub-processos e estes em atividades e tarefas com o objetivo da transformação em produtos e serviços que atendam as necessidades dos clientes, respeitando as normas, especificações e procedimentos com custos competitivos, qualidade e disponibilidade.
Com este ponto de vista, a gestão de processos tem sido uma alternativa para perm itir que as organizações possam acompanhar as evoluções ocorridas na sociedade e seus respectivos impactos no setor produtivo.
Estas mudanças têm provocado, ao longo do tempo, alterações nas estruturas organizacionais e nos processos de tomada de decisões, proporcionando as adaptações nos modelos de gestão para atender as novas exigências e requisitos do mercado. Historicamente, podem-se demonstrar algumas destas mudanças ocorridas na evolução dos modelos de gestão, considerando as ondas de transformação no macroambiente sócio-econômico, as revoluções: agrícola (até 1750), industrial