Gestão de pessoas bunge
Nome
Professor-*****
Instituição
Processos Gerenciais (Turma) – Prática do Módulo I
07/06/11
RESUMO
Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de Gestão de Pessoas, sua prática ainda é vista apenas como uma atividade executada pelo departamento de Recursos Humanos de uma organização, na qual tem a finalidade de escolher quem seja qualificado para trabalhar para a mesma. Nos dias de hoje, Gestão de Pessoas vai muito além de uma simples seleção de candidatos a uma vaga, é um termo moderno que redefine o papel dos Recursos Humanos, e dos gestores de uma organização.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Organização. Utilidade.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo, mostrar o real significado da Gestão de Pessoas, desde sua atuação, bem como sua finalidade. Portanto foi elaborado com base no modelo de gestão de uma das maiores empresas do setor alimentício do Brasil, a Bunge Alimentos S/A, da qual já recebeu diversas premiações referentes a sua gestão, duas delas foram dadas devido sua competência quanto a gestão de pessoas. Baseando-se neste modelo de gestão bem sucedido, poderemos acompanhar todo o processo de gestão de pessoas dessa organização, começando com seu processo de provisão e seguindo com aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração de seus colaboradores.
2 GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Pessoas, geralmente chama-se assim à função que se ocupa em prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar os colaboradores da organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma só pessoa ou um departamento (profissionais em Recursos Humanos), junto aos diretores da organização.
Segundo Idalberto Chiavenato (2000, p. 153 citado por RIBEIRO, 2007, p. 03), “a função do órgão de gestão de pessoas enquanto Staff é assessorar a organização no desenvolvimento de diretrizes e políticas para a solução de problemas específicos de pessoal e suprir de dados que possibilitarão decisões ao chefe