Gestão de espaços
1. Quais as novas possibilidades de atuação que estão se abrindo para o profissional da Pedagogia na sociedade contemporânea, segundo o texto? O pedagogo pode atuar profissionalmente desempenhando funções docentes, atuar na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais escolares e extra-escolares, ou seja, ele pode atuar na articulação de projetos pedagógicos prestando assessoramento e coordenação pedagógica, consultoria, avaliação e pesquisa educacional em diversos espaços. Portando na sociedade contemporânea não é possível traçar um divisor rígido entre espaços educativos nas ditas áreas emergentes do campo educacional.
2. Quais os processos pedagógicos apontados no texto que ocorrem nas fábricas? Quais as características contraditórias deste processo educacional? O pedagogo está sendo solicitado a atuar no setor produtivo, portanto, extra-escolar, como profissional que está tecnicamente qualificado a planejar, a implementar e avaliar processos de ensino e aprendizagem; a desenvolver e executar treinamentos junto aos profissionais das empresas, bem como organizar e coordenar cursos de qualificação técnica, enfim, implementar programas de escolaridade formal e programas de aprendizagem inicial e continuada nas empresas. As atividades pedagógicas na fábrica são foco de uma polêmica particular, na medida que se trata de um espaço no qual a contradição capital-trabalho incide no processo.
3. Em relação a atuação do pedagogo em espaços extra-escolares, quais os conteúdo de sua função, bem como sua qualificação e competências necessárias para atuar especificamente no setor produtivo?
O pedagogo em seu trabalho contando apenas com sua formação acadêmica de graduação em Pedagogia terá que buscar complementar sua formação em cursos de pós-graduação como especialização e em cursos de curta duração. Esta decisivamente influenciada pelos objetivos educacionais dados pela sua