Gestão de Encaminhamentos em Sistemas Autonomos
-------------------------------------------------
Gestão do encaminhamento em Sistemas Autónomos
Emulados
Grupo trabalho nº1:
Jorge Carvalho nº57133
Miguel Marques nº55165
Nuno Machado nº61919
Resumo
Este projeto este inserido no âmbito da disciplina de redes de computadores 2 que tem como objectivo a implementação de um sistema de gestão de encaminhamento de um sistema autónomo emulado.
Neste, apresentamos uma resolução implementada pelo grupo para o problema proposto, onde este foi desenvolvido através da ferramenta de emulação CORE .
Apresentamos uma descrição do projeto realizado.
Introdução
Este projeto no âmbito das redes consiste no desenvolvimento de uma topologia de rede no emulador CORE, onde serão aplicados vários protocolos de encaminhamento interno e externo, nomeadamente nos protocolos internos teremos o protocolo RIP, estático e OSPF, no protocolo será utilizado o protocolo BGPv4.
A topologia de rede feita tem como base um cenário dado, onde apresentamos na seguinte imagem.
Neste relatório descrevemos detalhadamente o desenvolvimento do projecto, apresentando as tabelas de encaminhamentos dos routers com os protocolos usados o RIP, Routing. Estático, OSPF e o BGP, terá ainda algumas explicações de vários conceitos que foram considerados relevantes para a implementação da topologia de rede.
Protocolo BGP
O BGP e um protocolo de roteamento dinâmico utilizado para comunicação entre vários sistemas autónomos (AS), este têm como principal função troca de informação sobre a lista de trajetórias dos sistemas autónomos (AS) com outros BGP.
Os routers que utilizam protocolo BGP trocam tabelas de rotas completas e quando as tabelas sofrem alteração este envia a parte da tabela que alterou. Este utiliza uma única métrica para determinar a melhor trajetória para uma rede, esta métrica consiste no grau de prioridade de uma