Gestão de custos Formação de preço
Existem várias técnicas quantitativas acerca da constituição do preço de um produto ou serviço. Entretanto, o fator mercado será o determinante para a confecção final da constituição de valor do produto final. Falar em preço é, ao mesmo tempo, analisar custos e estimar fatores intrínsecos do mercado em que o produto ou serviço será ofertado.
A tarefa de determinar preços de venda é influenciada por múltiplos fatores, relativos aos custos ou aos valores percebidos. Alguns dos principais fatores associados aos processos de formação de preços podem ser apresentados como:
Capacidade e disponibilidade de pagar do consumidor;
Qualidade/tecnologia do produto em relação às necessidades do mercado consumidor;
Existência de produtos substitutos a preços mais vantajosos;
Demanda esperada do produto;
Níveis de produção e/ou venda em que se pretende ou que se pode operar;
Mercado de atuação do produto;
Controle de preços impostos por órgãos governamentais;
Custos e despesas de fabricar, administrar e comercializar o produto;
Ganhos e perdas de gerir o produto.
A compreensão do valor percebido pelo mercado é facilitada pelo entendimento de alguns conceitos derivados da microeconomia, como as curvas de demanda e os diferentes tipos de mercados. De modo geral são estabelecidos quatro tipos de mercados:
Concorrência pura;
Concorrência monopolista;
Concorrência oligopolista;
Monopólio puro.
1. DEMANDA DE MERCADO
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Então, a demanda é um desejo e representa o máximo que o consumidor pode aspirar, dado sua renda e os preços no mercado.
A demanda depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, sendo o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou