Gestão da tecnologia
Tecnologia, Inovação e Difusão Tecnológica
Tecnologia é entendida como o conjunto ordenado de todos os conhecimentos utilizados na produção, distribuição e uso de bens e serviços. Também podemos observar o comportamento dela como um bem econômico, uma mercadoria sujeita a todos os tipos de transações legais e ilegais: compra, venda, troca, cópia, roubo.
A tecnologia tem um preço. Seu valor no mercado é bastante elevado, devido aos altos custos para sua produção e a valorização devido aos altos custos para sua produção e a valorização devido à grande demanda. Sob o ponto de vista macroeconômico, as empresas necessitam continuamente de tecnologias eficientes. Sob o pontos de vista microeconômico, as empresas necessitam continuamente de tecnologias novas e melhores, o que implica em uma crescente demanda.
Gestão de tecnologia é o uso de técnicas de administração com a finalidade de maximizar o potencial tecnologico, em empresas privadas, os objetivos estao relacionados com a redução de custos, melhoria do desempenho, desenvolvimento e redução de prazos. Organizações não lucrativas procuram solucionar problemas prioritários da sociedade, fornecendo produtos e serviços de melhor qualidade a custos mais baixos. O processo de acumulação tecnológica é o meio de chegar a inovação que pode ocorrer de forma a melhorar as características de um bem ou de um processo, esta é chamada de Inovação Incremental (investimentos em menor escala e de médio prazo), ou pode provocar ruptura no padrão organizacional denominada Inovação Radical (de alto risco e longo prazo).
O processo inovativo envolve duas atividades principais: O desenvolvimento e a comercialização inicial de inovação significativa; A aplicação em escala progressiva dessa inovação (difusão tecnológica).
Geração e Transferência de Tecnologia
O Cenário de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil
Cerca de 1% do PIB brasileiro é aplicado em pesquisa e desenvolvimento sendo o maior da América Latina.