gestão da inovação
RESUMO DO ARTIGO – GESTÃO DE INOVAÇÃO: A Lei de Inovação tecnológica como ferramenta de apoio as políticas industrial e tecnológica do Brasil
Resumo apresentado ao Curso de Administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus São Paulo, como requisito parcial da disciplina Inovação Tecnológica e Qualidade. Orientador: Prof. Anselmo Maia
GESTÃO DE INOVAÇÃO: A Lei de Inovação tecnológica como ferramenta de apoio as políticas industrial e tecnológica do Brasil.
A inovação tecnológica é influenciada no setor produtivo e em setores de pesquisa e desenvolvimentos gerados pelas empresas. É uma tarefa muito difícil fazer com que o país avance no campo tecnológico, pois isso não é uma tarefa fácil.
O artigo questionou a necessidade do país de construir um arcabouço institucional moderno, para fortalecer as áreas de pesquisa e da produção de conhecimento, para fomentar a criação de novos ambientes, propícios à geração e absorção de inovações. Observa-se que, nesta análise, ficou reforçada a importância de uma lei moderna.
O projeto de lei de inovação tecnológica, que a proposta apresenta falhas e deficiências, em especial, no que se refere à necessidade de priorizar a criação e manutenção de centros de P&D e a tornar mais transparente a relação entre os professores das universidades e as empresas. Esta constatação recomenda a intensificação das discussões, para promover o seu aperfeiçoamento nas comissões temáticas do Parlamento.
O aprofundamento do debate sobre projeto de Lei de Inovação Tecnológica visa, em última instância, evitar que se aprove um diploma legal deficiente que venha a dificultar a construção de um modelo de desenvolvimento tecnológico autônomo no Brasil.
Na área de gestão da inovação, a lei se restringe ao