GESTÃO CONTEMPORÂNEA
Devido á essas enormes preocupações com os resíduos de saúde gerados em farmácias, fizemos uma pesquisa em uma farmácia. Através desta pesquisa descobrimos que essa organização com nome fantasia de Drogaína, situada na Rua 13 de maio nrº 1428, setor central em Araguaína-To. Iniciou suas atividades em 10/04/2009.
A empresa trabalha com todos os tipos de medicamentos, de genéricos a originais (éticos), mas não só medicamentos também há perfumaria e a venda de fraldas descartáveis. A instituição é focada em ter medicamentos de alta qualidade e de menor preço, atendendo á todas as classes sociais, contando com 04 funcionários em escalas e a farmacêutica responsável. A farmácia funciona das 07:00 as 19:00 de segunda a sexta e no sábado das 07:00 as 14:00.
PROPOSTAS DE VERIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO
Ao realizarmos a pesquisa com o responsável pela empresa, obtivemos a resposta que no momento não tem em prática nenhuma ação ecológica, mas atualmente existem planos para que futuramente essa ação ecológica seja colocada em prática.
De acordo com Lima (2009), é necessário que a empresa adote procedimentos que visam o melhor relacionamento com o Meio Ambiente, com o resultado de alcançar a melhoria contínua. Atualmente devido uma forte pressão popular sobre esses procedimentos ecológicos, as empresas tem como única opção a implantação de um sistema de Gestão Ambiental que é uma moderna ferramenta, com vista à otimização de serviços e produtos para atender as demandas e melhorar a utilização dos recursos naturais.
Notamos que a empresa tem deficiência em vários setores, como nos resíduos sólidos gerados, o uso exagerados de sacolas plásticas e no consumo exagerado de energia. Notamos também que o incentivo ao uso de fraldas descartáveis é muito grande, e como sabemos as fraldas descartáveis contribuem para a degradação ambiental, pois ao serem descartadas em lixões a céu aberto podem ser incineradas, produzindo uma fumaça altamente tóxica e