Gestão ambiental
Faculdade do Gama – FGA
Matriz energética
Hidrelétrica
Aluno: Luciano de Paula Rodrigues
Matricula: 09/0123131
Brasília, 08 de novembro de 2012
Introdução
Vive-se hoje uma expectativa de uma futura crise mundial no setor energético, isto porque grande parte do mundo utiliza como matriz energética o petróleo, para ser mais exato 35% (Imagem 01) da energia mundial é oriunda do petróleo, que é esgotável [1]. Sendo assim, surgiu uma preocupação quanto a utilização de fontes de energia, ditas como “renováveis”, dentre essas fontes existe a energia solar, eólica, hidrelétrica( foco deste trabalho),dentre outras.
Imagem 01 - fonte energética mundial e do Brasil
Fonte: Balanço energético nacional, 2007
O Brasil já teve diversas crises energéticas, dentre elas a de 2001 que proporcionou uma série de apagões pelo país pela falta de chuva, isto porque uma das principais fontes de energia elétrica do país advém de hidrelétricas. Diante disso percebeu-se a necessidade de se investir e diversas fontes, afim de diminuir a dependência de eventos meteorológicos, por exemplo.
Desenvolvimento
Os cinco maiores produtores de energia elétrica por hidrelétricas no mundo são : Estados Unidos, Canadá, China, Brasil, Rússia.[2]
Um fato curioso é que o Brasil e a Rússia estão no topo da lista de países com recursos hídricos e se comparado com a produção são os últimos dos cinco maiores (Quadro 1 e 2).Este fato se deve a proporção de utilização dos recursos, os EUA por exemplo utilizam 80% enquanto o Brasil utiliza apenas 25%.[2]
A América Latina é responsável por 21,1% da produção hidrelétrica mundial, destes 20% são de responsabilidade brasileira [2]. A partir disso percebe-se a importância a oferta das hidrelétricas para o Brasil, que possui cerca de 77% de sua energia de fontes hidráulicas (imagem 02).
Imagem 02 – Oferta de energia no Brasil
Fonte: balanço energético,2007
O consumo de energia elétrica num país