Gestão ambiental
Um país, assim como sua economia e cultura, esta totalmente relacionada com o meio ambiente, pois é dele que é retirado os meios de produção. Para que uma economia seja duradoura é necessário que exista padrões de qualidade em gestão ambiental para assegurar a preservação do ecossistema e da biodiversidade, como forma de garantir sua sustentabilidade e perpetuação.
Apesar dos impactos, é impossível nos dias de hoje, impedir o crescimento do comércio, pois há o que se exportar e importar conforme as necessidades e demandas, implicando assim pontos positivos e negativos ao nosso meio ambiente. Assim como no Brasil onde se associa o tema ao desmatamento da Amazônia, considerada o “Pulmão do Mundo”, que apesar dos esforços sofre com o desmatamento, muitas vezes devido as atitudes econômicos-financeiras consideradas.
Justificativa
A forma de exploração dos recursos naturais e a desigualdade nas regras do comércio exterior, tem levado a grandes alterações no meio ambiente em todo o mundo, e não estamos nos atentando ao fato de que estes atos não ajudam na redução da pobreza.
A discussão sobre os efeitos do comércio internacional no meio ambiente torna-se urgente, para que possamos repensar os padrões de gestão econômica, política, social e ambiental para modelos que visem a qualidade de vida de toda a população mundial.
Desenvolvimento
O que nos leva a uma análise do Comércio Exterior sobre o Meio Ambiente é a existência de posicionamentos tão divergentes entre as partes, interesses políticos, econômicos, ambientais e sociais, considerando as necessidades e as urgências de cada um. O tema até um certo tempo remetia a uma idéia de que o conceito comércio era automaticamente um meio insustentável e visava únicamente o lucro financeiro, porém com o passar dos anos e o apelo que o título Sustentabilidade vem chamando atenção, o modo de trabalho considerando desde a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo em 1972 vem mudando os acorods e as