gestão ambiental
Gestão Ambiental
Disciplina: Introdução a Administração
Professor: Thomas William Loureiro Monachesi
Componentes do grupo:
Leonardo Rodrigues da Silva
Renato Luiz dos Anjos
Saulo Silva de Souza
Vanessa Magno das chagas
Assuntos abordados
Introdução
Contexto, ideologia e exemplos de empresas engajadas nessa empreitada chamada Gestão ambiental.
Certificações normativas de responsabilidade Social e Gestão Ambiental
Colocando em prática o Sistema de Gestão Ambiental
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Da história e decorrer das empreitadas tecnológicas percebemos que a preocupação com o meio ambiente de modo decisivo e modificador é recente quando consideramos o início da ação do homem sobre o ambiente. Essa consciência realmente começou a aparecer na medida da percepção que impactos nocivos e progressivos no ambiente trariam percalços para todos os ciclos naturais: orgânicos, inorgânicos e interface entre esses e por conseqüência para o homem. A intrínseca indispensabilidade da manutenção da qualidade de vida com o testemunho da limitação dos recursos naturais fez então com que um cenário de considerável desleixo fosse sendo transformado em uma preocupação crescente no sentido da manutenção desse ecossistema por uma coletividade social e industrial.
Para essa mudança ocorrer se fez presente, como se num processo natural de luta humana pela sobrevivência, a veiculação por parte da mídia como um todo, das caracterizações e eventuais conseqüências de como esses impactos afetariam o todo, fortificando assim a noção social de ambiente contribuindo para cobranças governamentais e empresariais com respeito ao tópico Gestão ambiental.
O primeiro principio da gestão ambiental, determinado pela ISO, diz:
“A organização deve intencionar fazer tudo que precisa ser feito. Deve garantir seu compromisso com o sistema de gestão ambiental e definir sua política nesta