Gestão ambiental
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DOSSIÊ SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO RS
GABRIELA LEIFHEIT DOS SANTOS
LUCAS VARGAS DE SOUZA
Porto Alegre, Agosto de 2014
Organização do estudo de caso
Case 1 – Duplicação ponte do Guaíba
3 - Identificação e análise os diferentes discursos dos atores envolvidos:
Poder público:
O maior desafio será a realocação das pessoas que serão atingidas pelo empreendimento, pois tratar com gente é sempre mais complicado. Teremos que fazer reassentamento, um processo de médio a longo prazo, que necessita de empenho para liberar os moradores. Outro desafio são os fatores externos, que terão interferências no projeto, como rede elétrica e rede de esgoto. Há linhas de transmissão subterrânea de alta voltagem da CEEE, além de fios aéreos que terão que ser redistribuídos. O Dnit irá tratar com órgãos responsáveis para se chegar a uma solução. São desafios, mas teremos condições de executar a obra.
Iniciativa privada:
Após o pequeno relato permita-nos dizer que essas promessas de obras vem ludibriando o povo “gaúcho”. Se o governo federal tivesse interesse no desenvolvimento da metade Sul utilizaria eficaz projetos. Desde que iniciamos a busca pela segunda Ponte do Guaíba no ano de 2006, já apresentamos algumas alternativas para a realização da necessária obra.
Acreditem, todos foram ignorados e atualmente a empresa escolhida para construir a ponte está usando projetos das empresas que já tinham aprovação dos órgãos competentes e por questões de apadrinhamentos político, estamos estagnados devido a burocracia e incompetência dos que agora tem a missão de elaborar projetos de desapropriação.
Queremos sim a construção da nova ponte com a maior brevidade possível, mas não vamos compactuar com o deslocamento de famílias para áreas onde não tenha uma infraestrutura para se viver com