gestão ambiental
GESTÃO AMBIENTAL
Bruna Gomes, Cassiano Valim, Gisele Somacal, Jamile Miotto.
Resíduos sólidos urbanos e SEUS IMPACTOS socioambientais
Caxias do Sul, 2014.
Bruna Gomes, Cassiano Valim, Gisele Somacal, Jamile Miotto.
Resíduos sólidos urbanos e SEUS IMPACTOS socioambientais
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação nas disciplinas da APS, no Curso de Gestão Ambiental, na Faculdade de Tecnologia da Serra Gaucha.
Professor Coordenador. Ildemar Batista
Caxias do Sul, 2014.
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade apresentar quais os impactos ambientais que os resíduos sólidos causam na sociedade, com base em conscientização das pessoas por parte da separação e descarte correto do resíduo.
Palavras-chave: impactos ambientais, conscientização, descarte.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O crescimento da população eleva ainda mais o aumento da produção que cada vez mais está se apressando para poder responder a demanda da população mundial. O que traz em sérios problemas com os resíduos sólidos que trazem impactos socioambientais diretos e indiscutíveis.
A tecnologia avançou, e muito. E o lixo que ela produz também. Hoje existem cada vez mais elementos tóxicos e não recicláveis presentes na maioria dos aparelhos que estamos acostumados a usar. O consumo exagerado de alimentos e a compra desenfreada de produtos com elementos prejudiciais ao meio ambiente, e especialmente, para a saúde, só aumenta. Os resíduos sólidos que atiramos na rua, ou até arriscamos extinguir de maneira correta, afeta o meio-ambiente e a saúde das pessoas de uma maneira que, se refletíssemos antes de agir de tal modo, jamais cometeríamos novamente.
Para Vernier (2006), existem diversos tipos de resíduos sólidos, como os resíduos industriais; nucleares, que se caracterizam, por um