GESTÃO AMBIENTAL
O uso racional dos recursos naturais já não é uma exigência apenas dos ecologistas e de entidades governamentais, fazendo parte e também do planejamento estratégico das ONG’s existentes pelo mundo todo. A proteção do ambiente constitui um dos maiores desafios das gerações atuais e futuras, ao qual ninguém pode ficar indiferente a este tema. A prática de gestão ambiental vem demandando produtos e serviços que estejam adaptados a esta recente tendências globais, o sistema de gestão ambiental que ajuda as empresas a preservar o meio ambiente ajudando a sociedade e garantido sua permanência no mercado. Com a conquista de novos clientes que também adotam tal prática o crescimento do setor é enorme. No entendimento de Andrade (ANDRADE, 2000, p.11) o gerenciamento ecológico envolve a passagem do pensamento mecanicista para o sistema sistêmico. Um aspecto essencial dessa mudança é que a percepção do mundo como máquina cede lugar à percepção do mundo como sistema vivo. Valorizando aspectos sociais que incluem distribuição mais justa de renda qualidade de vida e também adaptação de novos membros para integrar as exigências do meio ambiente.
Veremos nesse trabalho como uma empresa de pequeno porte como a Refritherm, faz a sua colaboração para o meio ambiente, mesmo sendo uma empresa de poucos funcionários, a educação dentro do setor do meio ambiente já está enraizados na empresa.
DADOS DA EMPRESA, OBJETO DE ESTUDO: Razão Social: Refritherm Nome Fantasia: Refritherm
Ramo de Atividades: Serviço de manutenção em equipamentos de refrigeração industrial.
Endereço: Ribeirão Preto / SP
Portfólio de produtos/serviços: serviços e material de refrigeração industrial
Política Ambiental: Empreenderá as suas atividades industriais e comerciais de maneira ambientalmente sustentável, inteiramente segura e promotora da saúde ambiental.
SGA: No ano de 2009, a unidade adotou Sistema de Gestão Ambiental, efetuando o recolhimento de gases de refrigeração para não ser