Gestão ambiental
Disciplina:Gestão Ambiental
Tema: Mata dos cocais. Localização:A mata dos cocais abrange o estado do Maranhão, Piauí, Ceará e parte do Tocantins (área conhecida como meio norte) podendo também ser encontradas formações características dessa vegetação na Bahia.
Localizada bem no meio de dois importantes biomas brasileiros, a mata de cocais, faz a transição entre a caatinga, típica do nordeste, a floresta amazônica, típica da região norte, e o cerrado, mais ao sul.
Fitofisionomia:Apresenta vegetação entre a Amazônia e a caatinga, onde predominam as palmeiras ora mescladas pela floresta estacional semidecidual ora em agrupamentos quase puros, ocorrem preferencialmente em baixadas onde o lençol freático e mais raso , mantêm-se sempre verdes todo o ano e produzem muitos frutos tanto para o extrativismo das populações locais como para fauna silvestre. predomina nos estados do Maranhão, Piauí, ceará e norte do Tocantins. No Piauí, predominam as palmeiras babaçu, carnaúba, buriti, tucum, macaúba, patizeiro além de muitas outras.
Espécies típicas de flora e fauna: As vegetações típicas são babaçu, carnaúba, oiticica e buriti. O babaçu, que domina o ambiente, está sendo destruído em ritmo intenso pelas pastagens, mas pode sobreviver pela velocidade com que se reproduz e pelos produtos que são extraídos dele (cera, óleo, fibras etc), que são de alto valor para a sobrevivência da população local. A fauna é muito diversificada, possuindo inúmeras espécies da floresta Amazônica, caatinga e cerrado. Há poucos mamíferos de grande porte. Ao nível do solo há poucos animais, vivendo a maioria nas copas das árvores. Os animais que mais se destacam nesse bioma são: cotia, paca, macaco-prego, veado, gato do mato, mucura, répteis como teiú e camaleões, cobras como jiboia, cascavel. Entre as aves tem em destaque o nambu, perdiz, jacu, espécies não definidas de macacos, tatu e papagaio.
Espécies endêmicas: As