gestão ambiental
Prof. Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo
Não conformidades, constatadas em auditorias de certificação do SiAC, foram catalogadas e identificada a sua distribuição entre os requisitos. Foi processada em seguida uma avaliação detalhada procurando identificar as suas possíveis causas. A pesquisa foi também objeto de debate com gestores de programa de qualidade de construtoras certificadas. A identificação de pontos concordantes entre elas, referentes aos os requisitos que apresentaram percentual mais elevado de não conformidades, nortearam as conclusões. Também foram considerados aspectos correlacionados constantes de literatura recente.
O requisito 6.2.2, referente à determinação de competência, treinamento e respectivos registros apropriados (escolaridade, qualificação profissional, treinamento, experiência e habilidade) do pessoal que executa trabalhos que afetam a qualidade do produto, é o que apresenta maior número de não-conformidades. Quarenta por cento das construtoras apresentaram não-conformidade neste requisito.
Para determinar a competência necessária, cada empresa deve apresentar suas exigências de qualificação profissional para todo pessoal envolvido em atividades que afetam a qualidade do produto, mas muitas deixam de determinar a competência para algumas funções que não são necessárias em todas as obras, como operador de guincho, tubuleiro, gesseiro e outras. Quando necessárias, se não for determinada a competência, haverá não-conformidade. Este tipo de falha é devido exclusivamente a omissão formal do pessoal envolvido com o monitoramento dos programas da empresa.
Em diversas situações, os registros ou diplomas de escolaridade dos colaboradores não estão disponíveis, embora estes possuam alguma formação escolar. Este fato, relativamente freqüente, envolve habitualmente pessoal oriundo de pequenas cidades do interior. Quando o registro de escolaridade se extravia, é comum que essas pessoas