Gestão Ambiental
O presente trabalho tem como objetivo apresentar que a Gestão Ambiental não é uma nova ciência, mas sim, um segmento da tradicional já, conhecida. Adaptando o objetivo desta última, podemos definir como objetivo da contabilidade visa: identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiros que estejam relacionados com a proteção, preservação e recuperação ambiental, ocorridos em um determinado período, visando à evidenciação da situação patrimonial de uma entidade.
A metodologia utilizada para esse trabalho foi com pesquisas bibliográficas, sites e blogs na qual defendem a gestão ambiental, nas empresas.
A contabilidade terá que lidar com uma nova realidade econômico-financeira das empresas, onde deve existir equilíbrio entre a atividade econômica e a exploração dos recursos naturais, através de uma correta mensuração dos impactos ambientais e dos seus reflexos na vida das empresas, das pessoas e da sociedade.
A identificação e harmonização de princípios surgem assim como uma necessidade dos dias de hoje, em que é preciso ver espelhado na informação constante das Demonstrações Financeiras a preocupação das empresas com a questão ambiental, que por facilidade e sistematização de conceitos designarei por “Contabilidade Ambiental”.
2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO AMBIENTAL
A gestão ambiental ou gestão de recursos ambientais é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.
A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento