gestão ambiental
A impermeabilização e compactação dos solos são problemas tanto das áreas rurais como dos centros urbanos. A compactação causa perda de fertilidade, aumento do escoamento superficial das águas e, como consequência, menor absorção de água pelo solo e aumento de enchentes.
O solo pode sofrer compactação por diversas fontes, como pelo pisoteio de animais e também de pessoas, passagem de veículos e a ação da chuva, que carreia partículas finas diminuindo a porosidade do solo.
Os solos compactados perdem sua porosidade e, consequentemente, têm menos umidade e ainda impedem a troca de gases com a atmosfera, diminuindo a fertilidade do mesmo. Nas áreas rurais, o cultivo contínuo no solo sem maiores cuidados, também causa compactação. As consequências da impermeabilização são extremamente prejudiciais para o desenvolvimento sustentável, não apenas para a agricultura.
Nos centros urbanos, além da impermeabilização do solo pelas edificações e estradas, os solos compactados aumentam ainda mais o escoamento superficial, deixando muito maior o risco de enchentes.
Os processos de degradação do solo constituem um grave problema em nível mundial, com consequências ambientais, sociais e econômicas significativas. À medida que a população mundial aumenta, a necessidade de proteger o solo como recurso vital, sobretudo para produção alimentar, também aumenta.
Estes processos não podem ser totalmente eliminados, pois são resultado da atividade humana. Porém, podem ser diminuídos de forma considerável. A cobertura vegetal tem grande importância, além de prevenir a erosão, a rotação de cultura o plantio direto, o não uso de queimadas também são maneiras de diminuir este processo.
ENCHENTES
As enchentes em áreas urbanas são consequência de dois processos, que ocorrem isoladamente ou de forma integrada:
· enchentes em áreas ribeirinhas - as enchentes naturais que atingem a população que ocupa os leitos de rios por falta de planejamento do uso do