Gestão Ambiental
A indústria agrícola se organizou voluntariamente oito anos antes da criação da lei que exige e regulamenta o recolhimento e a destinação final das embalagens de pesticidas de forma ambientalmente segura (processo também chamado de gestão pós-consumo). Antes da criação do projeto piloto em 1992, 70% das embalagens eram queimadas e o restante era disposto sem cuidado ambiental nas propriedades agrícolas.
Mas atualmente isso funciona na pratica assim: Os agricultores lavam as embalagens e as devolvem nas unidades de recebimento. Os distribuidores devem indicar na nota fiscal onde o agricultor vai devolver a embalagem e disponibilizar esse local. O fabricante deve fazer a logística de transporte e dar a destinação final ambientalmente adequada [reciclagem e incineração]. Ele, junto com governo e revendedor, deve fornecer programas de orientação ao agricultor. A maior parte das embalagens destinadas à reciclagem é transformada em novas embalagens utilizadas pelos próprios fabricantes de agrotóxicos e defensivos.
As unidades responsáveis pelo reaproveitamento do material produzem outros 20 tipos de produtos, como tubos para fiação, para cabos subterrâneos e tubos para irrigação.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br
Um exemplo de País preocupado com o meio ambiente é a suíça. Pesquisas apontam que os suíços estão mais preocupados com a degradação do meio ambiente do que com os empregos.
A conseqüente aplicação da política do meio ambiente nos últimos 50 anos conseguiu recuperar os lagos e os rios que eram considerados mortos (sem peixes), melhorar a qualidade dos recursos hídricos em geral, aumentar a extensão das florestas e diminuir a emissão de elementos nocivos no ar, no solo e nas águas.
Iniciativas da população também contribui muito, como é o caso de um grupo de mergulhadores que se dedica a extrair lixo dos lagos e