GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL E OS EMPRESÁRIOS
ALUNA – QUEILA MOREIRA BARROS
CURSO – RECURSOS HUMANOS
PORTFÓLIO - GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL E OS EMPRESÁRIOS
AGENDA 21
“Se você tem metas para um ano. Plante arroz. Se você tem metas para 10 anos. Plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança. Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.” Confúcio
AGENDA 21
conceito
A Agenda 21 é um documento lançado na ECO 92 ou Rio 92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – CNUMAD – realizada em 1992 na cidade do Rio de Janeiro, que sistematiza um plano de ações com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável.
A inovação trazida por essa agenda foi colocar em primeira ordem o que geralmente costumava ficar sempre em último lugar quando o assunto era o meio ambiente. Até então, todas as políticas de desenvolvimento visavam sempre o crescimento econômico legando ao último lugar a preocupação com o futuro ambiental do planeta, isso quando ainda se atribuía alguma preocupação a este assunto.
A partir de então, 179 países assumiram o compromisso de contribuir para a preservação do meio ambiente, e criou a Agenda 21 composta por quarenta capítulos e o trigésimo é direcionado aos empresários, fortalecendo o papel do comércio e da indústria, promoção de uma indústria mais limpa e da responsabilidade empresarial. Resumindo seria adaptar a indústria e o comércio, ao desenvolvimento sustentável.
Segue abaixo o capítulo 30 da agenda 21.
Capítulo 30 da Agenda 21
FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA
INTRODUÇÃO
30.1. O comércio e a indústria, inclusive as empresas transnacionais, desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico e social de um país. Um regime de políticas estáveis possibilita e estimula o comércio e a indústria a funcionar de forma responsável e eficiente e a