Gestão Ambiental no Curso de Administração de Empresas
Atualmente, torna-se crescente o número de pessoas que buscam alternativas ambientalmente corretas em seu dia-a-dia, como a procura por empresas que respeitem e conservem os recursos naturais.
Tendo em vista essa busca por produtos “ambientalmente corretos”, é de suma importância que os administradores tenham conhecimento e façam parte desse processo, evitando assim que a empresa do qual faz parte seja boicotada por esse tipo de consumidor.
Desse modo, é importante que todos os setores trabalhem de forma conjunta e tenham conhecimentos necessários para a implantação de políticas ambientais, e que haja consciência por parte de todos os setores de que se adequar a essas políticas trará benefícios ao meio ambiente e a própria empresa.
Ao analisar o estudo em questão pode-se verificar a falta de conhecimento ambiental por parte dos graduandos em administração, sendo que grande parte assume que seus conhecimentos ambientais foram adquiridos em sua passagem pelos ensinos fundamental e médio.
A forma como o estudo de gestão ambiental é presentada a esses graduandos mostra que é preciso um conhecimento prévio, principalmente sobre ecologia, para que possam entender e relacionar as questões ambientais com as políticas ambientais e práticas administrativas, e com isso poder adequar a empresa nas normas ambientais. Não basta implantar a disciplina de gestão ambiental sem dar a base necessária aos alunos para que haja uma maior compreensão sobre o tema.
Se faz necessário um replanejamento da grade curricular desses cursos, afim de dar maior embasamento aos alunos sobre o referido tema.
Além disso, seria interessante colocar esses alunos em contato com os gestores ambientais que já atuam dentro das empresas, mostrando o campo de atuação e a amplitude