Receptores Do Sist
(baseado no livro: Imunologia Celular e Molecular 6ºEd Abbas)
SUGESTÃO PARA ESTUDO: Leia primeiramente o capítulo original do livro para depois fazer uso deste resumo, pois é necessário o conhecimento prévio sobre imunologia para melhor entender os conceitos utilizados neste resumo.
RECEPTORES DO SISTEMA IMUNOLOGICO (BCR, TCR E MHC)
Receptor Linfócito B (BCR e anticorpos)
Propriedades:
- São formados por duas cadeias leves e duas cadeias pesadas idênticas que possuem uma região variável (V) e uma região constante (C) que estão ligas por pontes dissulfeto.
- As regiões variáveis (FAB) da cadeia pesada e leve estão justapostas e formam a fenda de ligação com o antígeno, possuindo três domínios hiper variáveis (CDR’s)
- A região constante (porção Fc) é responsável por algumas das funções efetoras dos anticorpos, como a ativação do complemento e a ligação em receptores presentes em células fagocíticas.
- Os anticorpos são flexíveis devido à região de dobradiça
Tipos de anticorpos em humanos (ou isótipos de cadeia pesada): IgA
(formando pela cadeia pesada do tipo α – estão sob a forma de monômeros, dímeros e trímeros); IgD (formado pela cadeia pesada do tipo δ, que está somente associada à membrana); IgE (formada pela cadeia do tipo ε), IgG
(cadeia γ, pode ainda ser divididos em subtipos 1, 2, 3 e 4); IgM (µ, podem formar pentâmeros e hexameros com auxilio da cadeia J)
Subtipos de cadeia leve: formada pelas cadeias κ ou λ
Características da Ig: Especificidade (cada linfócito B produz um único tipo de anticorpo que se liga a um único antígeno), diversidade (representa o repertório de anticorpos que são produzidos pelos diferentes linfócitos B), afinidade e avidez (força de ligação do anticorpo ao antígeno). A ligação ao antígeno é reversível e mantida por pontes de hidrogênio, forças de Wander walls e interação hidrofóbica.
Receptor de Linfócitos T (TCR)
Propriedades:
- São formados pelas cadeias αβ ou γδ ligadas covalentemente.
- Possuem três