Gestão ambiental natura
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a Gestão Ambiental e ao modelo de Desenvolvimento Sustentável da empresa Natura Cosméticos S/A. A empresa pode ser considerada modelo de cidadania corporativa e de responsabilidade socioambiental, fato que, aliado ao seu crescente desempenho econômico-financeiro, a torna uma das companhias mais lembradas no Brasil. Nesse contexto é feita uma análise do Sistema de Gestão Ambiental desta empresa de cosméticos, considerando o seu ramo de atuação e os impactos que suas atividades podem trazer ao meio ambiente.
Palavras-chave
Sustentabilidade, Gestão ambiental, Impactos ambientais.
1. Introdução
Com as transformações significativas no ambiente competitivo nos últimos trinta anos, têm pressionado as empresas a considerar, com empenho e comprometimento cada vez maiores, o impacto de suas operações sobre o meio ambiente, tanto em uma perspectiva atual, como futura. Os consumidores cada vez mais conscientes das limitações de recursos oriundos do ambiente natural e da necessidade de um desenvolvimento sustentável, passaram a exigir um comportamento ambientalmente correto das empresas produtoras dos bens que consomem, exercendo uma forte e crescente pressão sobre as organizações.
Além disso, a ocorrência de grandes acidentes com consequências desastrosas para o ambiente e para as empresas envolvidas, como por exemplo, os casos do Exxon Valdez e desastre da Union Carbide em Bhopal, serviram como sinal de alerta para as organizações e para todo o meio empresarial voltarem atenção e esforços para a questão ambiental.
A atuação em termos ambientais das empresas no Brasil pode atingir os mais variados estágios. Uma classificação proposta por Hunt e Auster (1990), classifica os políticas ambientais das organizações de acordo com abrangência e o foco que apresentam. Tal escala é dividida em cinco fases distintas, as quais