GESTORES EXPATRIADOS

596 palavras 3 páginas
GESTORES EXPATRIADOS

Por Consulting House

A competitividade global e as exigências do mercado têm levado muitas empresas multinacionais a dar aos seus melhores gestores cargos de gestão noutros contextos culturais. Os expatriados vêem estes desafios transculturais como uma oportunidade de progressão na carreira e uma forma de obter mais benefícios financeiros.

Um estudo realizado pela Harvard Business Review (1999) revelou que os gestores expatriados têm um custo para as empresas entre 2 a 3 vezes maiores do que um gestor local. Por outro lado, 15% dos gestores expatriados volta antes do término do processo por problemas de adaptação à nova cultura, 35% apresentam uma performance inferior à esperada, outros 25% saem da empresa um ano depois de terminar a expatriação e só 25% têm o sucesso esperado, ou seja, permanecem e continuam o seu desenvolvimento na empresa.

Podemos dizer que o processo de ajustamento e de adaptação a uma determinada nação nem sempre é fácil e que este factor é, muitas vezes, uma das principais causas do insucesso dos processos de expatriação. Isto porque não é possível gerir, comunicar e negociar internacionalmente num contexto de diferentes culturas sem incorporar um conjunto de competências interculturais.

O processo de Executive Coaching é um aliado valioso no desenvolvimento de tais competências, proporcionando aos gestores expatriados a devida preparação para lidar de forma eficaz com assuntos internacionais e transculturais. Esta ferramenta de apoio é útil quando os expatriados necessitam de:
1. Desenvolver temas como a sensibilidade intercultural, as comunicações transculturais, a avaliação de desempenho e a formação em línguas estrangeiras;
2. Resolver conflitos em negociações realizadas nos mais diversos contextos culturais;
3. Desenvolver e/ou modificar estilos de liderança adequados à realidade onde operam;
4. Implementar estratégias para lidar eficazmente com o stress;
5. Adoptar estilos de comunicação mais

Relacionados

  • recursos humanos
    2969 palavras | 12 páginas