Gestor minuto
LICENCIATURA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
O GESTOR – MINUTO
(Unidade curricular de Teoria Geral da Administração)
Anabela Gonçalves,
Porto, Janeiro 2013
Introdução
Este relatório crítico foi realizado no âmbito da unidade curricular de Teoria Geral da Administração. Para a realização do mesmo baseamo-nos no livro: “O Gestor-Minuto”, o qual foi redigido por Ken Blanchard e Spencer Johnson.
Este livro relata a história de um jovem que tenta encontrar o gestor ideal, mas após várias viagens e pesquisas chega à conclusão que não existe um gestor ideal.
Um dia encontra o “gestor-minuto” e vai à descoberta de como seria o seu modelo de gestão e o porquê de se chamar “gestor-minuto”. Após várias pesquisas, reuniões, conversas com os seus funcionários, começa a compreender o seu método de gestão.
Este jovem acaba ele mesmo por torna-se um gestor-minuto e encoraja outras pessoas que trabalham consigo a serem elas próprias gestoras-minuto.
O Gestor – Minuto
Um jovem, em determinada altura da sua vida, tentou encontrar o melhor gestor do mundo. No fim da sua viagem pelo mundo e após várias entrevistas a diversos gestores, chegou a uma conclusão: existem gestores autocrátas ou “duros” e gestores democrátas ou “brandos”, ou seja, nenhum deles era o gestor eficiente. O gestor autocráta orienta-se em função do lucro e o gestor democráta orienta-se em função do lado humano. Para ser um gestor eficiente teria que haver uma fusão entre estes dois gestores: os autocrátas e os democrátas.
Um dia encontrou um empresário que se descrevia a si próprio como sendo o “Gestor-Minuto”, pois “demorava pouco tempo a obter grandes resultados das pessoas”. O jovem intrigado questionava-se de quais seriam os segredos deste gestor. Depois de algumas conversas com os funcionários desta empresa, ele chega a conclusão que os segredos do gestor-minuto são três: objetivos-minuto, os