GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Com o objetivo de alcançar maiores índices de competitividade, as organizações, tem utilizado variadas e complexa gama de tecnologia, de forma que novas tecnologias - com diferentes reflexos - podem ser encontradas em vários ambientes, de acordo com as peculiaridades inerentes a cada um.
Este artigo mostra a importância do uso da tecnologia de informação em controles administrativos, especificamente, em uma secretaria escolar. Relata sobre o funcionamento da secretaria da Escola Municipal de Educação Básica “Prof.ª Danúzia da Silva Furlan”, onde se pretende programar o sistema.
O artigo discorrerá sobre as tarefas realizadas na secretaria, algumas dificuldades na realização dessas tarefas e a proposta de um sistema automatizado, usando um software projetado especificamente para uso dessa função, linguagem de programação e linguagens utilizadas na construção de diagramas, tecnologias e cronograma de tempo das atividades a serem realizadas.
Tal busca por um aperfeiçoamento tecnológico cria um ambiente favorável para manter organizações mais ligadas ao que acontece no mundo, assim como torna-las mais flexíveis e adaptáveis, dotado de sistemas capazes de colher informações agregadas que sustentarão os vários processos organizacionais de resposta às mudanças.
Afetando-se mutuamente, organizações e tecnologias vão se ajustando, atingindo maior rapidez, interatividade e qualidade dos serviços, constituindo, portanto uma interessante dinâmica quando da sua interação.
Os sistemas que envolvem o Controle de Secretaria Escolar não fogem a este contexto. Como em toda escola, existe na “EMEB Prof.ª Danúzia da Silva Furlan”, uma secretária para administrar as atividades escolares, como matrículas, notas, faltas, transferências, atestados, históricos escolares. Faz-se necessário, portanto, que usem a tecnologia de informação para melhorar a capacidade de manipular os dados, obtendo resultados satisfatórios e que atendam as necessidades solicitadas, visando