GESTAO INTERNACIONAL DE NEGOCIOS Anhembi Morumbi Atividade 5
0 em 0,2 pontos
No processo de integração há um conjunto de medidas que tem por objetivo promover a aproximação e a união entre as economias de dois ou mais países. Ao longo deste processo podem ser observadas as seguintes fases: Acordos preferenciais; Zonas de livre comércio; União aduaneira; Mercados comuns; União monetária; União política e econômica e Integração total ou confederação. (I)
Acordos preferenciais ou preferências aduaneiras (A)
Este estágio, que ainda não foi atingido por nenhuma nação, seria o mais avançado, em que teria ocorrido a união econômica, política, bem como a unificação dos direitos civil, comercial, administrativo, fiscal, entre outros.
(II)
Zonas de livre comércio
(B)
A união aduaneira pressupõe a supressão imediata ou gradual das barreiras tarifárias e o estabelecimento de uma tarifa externa comum entre para os países que não fazem parte deste acordo.
(III)
União aduaneira
(C)
As zonas de livre comércio costumam ter caráter temporário, para atender de forma transitória as integrações. Nesta fase de integração, tem-se a eliminação dos direitos aduaneiros, bem como dos demais regulamentos comerciais. (IV)
Mercado comum
(D)
Neste acordo pressupõe-se o controle da inflação, políticas monetárias comuns e até criação de uma moeda única.
(V)
União monetária (E)
Refere-se à união aduaneira em que deve existir livre circulação tanto de mercadorias, pessoas, capital, entre outros, nos países membros. (VI)
União política e econômica (F)
Segundo este acordo, os membros participantes concedem várias preferências aduaneiras que não são estendidas a países que não fazem parte deste acordo. (VII)
União total ou confederação (G)
É entendida como um mercado único, no qual bens, serviços, capitais e pessoas podendo circular livremente e com o objetivo de desenvolvimento regional.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente as fases do processo de