gestao industrial
Neste trabalho, pretendo mostrar de forma clara e simples aos diretores da Industria Pelicano Ltda, como formam os preços de produção e de vendas, para que saibam os custos envolvidos que contribui para o preço final do produto.
Considerando essas informações poderão medir o desempenho da indústria quanto a sua capacidade produtiva, comparando os dados reais com as metas estabelecidas, pois a fixação de preços de venda dos produtos e serviços é uma questão que afeta diariamente a vida de uma empresa, independentemente de seu tamanho, da natureza de seus produtos ou do setor econômico de sua atuação.
2-Diferença entre apuração de “custo” das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa de comercio varejista
Muito se fala na gestão de custo para formação de preço, no controle dos gastos, na locação das despesas e outras, contudo mais voltada para uma visão industrial deixando o comércio de desiludido com relação a esse tipo de gestão tão conhecido e utilizado na indústria, mais ainda sofre o comercio voltado para o consumidor final que por muitas vezes tem a sua contabilidade de custos e formação de preço feita de forma que o consumidor paga a conta por tal falta de controle.
A Indústria transforma matéria prima em produto final, por isso é de suma importância analisar os custos, que podem ser classificados das seguintes formas:
• DIRETOS: são custos que podem ser identificados com facilidade aos produtos/serviços gerados.
Exemplo de Custos Diretos: Aço usado na fabricação de uma chapa de aço.
• INDIRETOS: são aqueles de difícil identificação e para serem apropriados aos produtos/serviços necessitam de algum tipo de rateio. Exemplo de Custos Indiretos : Aluguel do galpão industrial.
Quanto ao volume produzido no período:
• VARIÁVEIS: São aqueles cujos valores variam de acordo com o volume de produção. Exemplo de Custos Variáveis : Energia Elétrica consumida na produção.
• FIXOS: São os custos que em determinado