Gestao financeira
R.: O orçamento é a expressão formal e quantitativa dos planos estratégicos da empresa e o orçamento empresarial é a tradução, em termos monetários, do planejamento das atividades da empresa, sendo retratado, de forma integrada, sob os aspectos econômicos e financeiros. As fases do orçamento são:
1. Preparação do orçamento
2. Orçamentos setoriais
3. Orçamento empresarial
2. Por que o planejamento estratégico não deve ser exposto de forma discursiva, mas sim ser traduzido em números dentro do contexto de um modelo?
R.: Chamamos de planejamento estratégico a um conjunto de ações coordenadas com vistas à realização de um determinado objetivo. Estas ações visam a análise dos ambientes externo e interno de atuação da empresa, a identificação de oportunidades e o estabelecimento das metas e estratégias para aproveitá-las, orientando a elaboração dos planos funcionais e orçamentos que alocarão os recursos disponíveis. Significa que os planos devem ser explicitados em documentos, redigida em linguagem clara e acessível e não de forma discursiva.
3. Comente a afirmação: O orçamento não tem a obrigação de ser exato basta que seja bom, ou seja, que ofereça um bom cenário para que decisões relevantes sejam tomadas corretamente.
R.: O bom orçamento é aquele que conduz a um bom processo de tomada de decisões. É por esta razão que se diz que o orçamento não tem a obrigação de ser exato basta que seja bom, ou seja, que ofereça um bom cenário para que decisões relevantes sejam tomadas corretamente.
4. O que você entende por um orçamento pro ativo?
R.: Um outro conceito importante é que o orçamento não é uma atividade passiva. Muito pelo contrário, trata-se de uma atividade eminentemente pro ativa. Isto significa que o orçamento é uma via de mão dupla na qual a direção da empresa define as políticas e as metas, as transmite aos níveis hierárquicos inferiores e estes propõem as estratégias para atingir as