Gestao financeira
A gestão financeira pessoal é feita de acordo coma a vida pessoal de cada indivíduo, não há uma “receita” que serve para qualquer pessoa.
O primeiro ponto a ser analisando para iniciar gestão financeira correta é classificar-se como pessoa jurídica ou física.
Pessoa jurídica são as empresas, países, associações, partidos políticos, igrejas etc. desde que seja registrado em órgãos competentes e tendo finalidade legal.
Pessoa física são seres humanos, pessoa comum, que tem direito de votar e ser eleito para cargos públicos, nome e é reconhecido como cidadão. Depois conhecer sua receita, que é a entrada de dinheiro ou bens. Existem dois tipos de receita, a bruta que é o valor total monetário sem descontos e a receita liquida que é o valor do salário já descontado ex: INSS.
Quando a pessoa física, é essencial analisar os gastos domésticos como água, luz, telefone, cartão de crédito, visualizar investimentos ( são aplicações financeiras que possibilitam retorno) e compará-los com a capacidade de endividar-se, mesmo que esta não lhe traga problemas, observar os recursos oferecidos por instituições financeiras destinados a compra de carro, casa e outros bens, essa prática é conhecida como financiamento. Reuniões de grupo de forma financeira afim de aquisição de um bem em comum, os chamados consórcios. Ou também a hipótese de esta pessoa estar devendo um empréstimo (recurso concedido por instituição financeira sem fim definido).
Para alcançar o sucesso financeiro, pessoal e profissional, deve-se definir seus objetivos profissionais: Empresa onde quer trabalhar, quando pretende alcançar determinada função e o que fazer com sua renda.
Pessoais: Se pretende elevar seu grau de escolaridade e conhecimento e como relacionar-se com outras pessoas.