gestao financeira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTABILIDADE
Muitos consideram a função financeira e contábil dentro da empresa como sendo a mesma. Embora haja uma relação estreita entre elas, a função contábil pode ser melhor visualizada como um insumo indispensável à Adm. Financeira. Há uma diferença básica de perspectiva entre a Adm. Financeira e a Contabilidade: enquanto a primeira enfatiza a tomada de decisão, a segunda tem como objetivo de trabalho o tratamento dos fundos.
TRATAMENTO DE FUNDOS: A função do Contador é desenvolver e fornecer dados para avaliar o desempenho da empresa, apurar sua situação financeira, bem como atender às exigências legais e tributárias. Neste sentido, são elaboradas normas e princípios padronizados de atuação (os chamados “princípios contábeis aceitos”) que determinam o método contábil, e dos quais o contador não pode se desviar. O REGIME DE COMPETÊNCIA determina que as receitas devem ser reconhecidas por ocasião da venda e as despesas somente quando incorridas.
O Administrador Financeiro preocupa-se em manter a solvência da empresa e tem toda flexibilidade para trabalhar as informações da forma que melhor lhe convier, sem se preocupar com normas contábeis. Assim, interessa-lhe receitas e despesas quando estas representam entradas e saídas de caixa. O REGIME DE CAIXA, é, pois, a base para tomada de decisão do administrados financeiro. Esta diferença é muito significativa, pois sabemos que uma empresa pode apresentar uma boa situação econômica (balanço) e uma situação financeira difícil, com indisponibilidade de recursos para saldar suas dívidas, por exemplo. O diagrama a seguir – FLEURIET (1980) ilustra o ciclo econômico e financeiro da empresa:
Ciclo Econômico e Ciclo Financeiro
Os dados contábeis não descrevem inteiramente a situação de uma empresa, embora sejam indispensáveis. O administrador financeiro precisa olhar além das demonstrações financeiras para receber sua real situação