Gestao Financeira
ANDRÉ LUIZ RODRIGUES BORGES – andre.borges@citi.com
GUILHERME ARAÚJO GOMES – ggomes@stcp.com.br
MARCELO DA SILVA ERRERA – marcelo@hoteismabu.com.br
RIVAMAR ANTONIO DE OLIVEIRA – rivamar.oliveira@hotmail.com
SÉRGIO EDUARDO KETELHETE SAMPAIO – seksampa@gmail.com
Trabalho apresentado ao curso MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, Pós-Graduação lato sensu, da Fundação Getulio Vargas como requisito parcial para a obtenção do Grau de Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria.
ORIENTADOR: Professor Elson Hazelski Teixeira
I - INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo principal discutir as principais dificuldades e barreiras que as empresas têm para obtenção do crédito, particularmente as micro e pequenas empresas, e seus impactos no desenvolvimento empresarial. É consenso na literatura econômica do papel fundamental do crédito como “oxigênio da economia”, dado sua capacidade de viabilizar escolhas intertemporais, ampliando assim as transações econômicas de bens e serviços nos mais diversos setores, especialmente naqueles de maior valor agregado. Dessa forma, o crédito atua nos dois lados do mercado, isto é, na demanda e na oferta de bens e serviços, financiando por um lado o consumo e por outro as operações e os investimentos das empresas.
Nessa linha, o trabalho além de focar as empresas, irá considerar como premissa básica que as dificuldades de acesso ao crédito não está somente relacionado com a escassez do crédito, situação comum em momentos de turbulência macroeconômica, mas também com fatores organizacionais como falta de balanço auditado, capacidade de garantir a operação (garantias), endividamento elevado, relacionamento entre gestor da empresa e gerente da instituição financeira, bem como os diferentes contextos empresariais como porte e setor de atividade econômica, separando assim questões sistêmicas