gestao empresarial
O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.
Orçamento Geral:
A aplicação do orçamento é algo feito de maneira simplificada por todas as pessoas quando buscam prever, no início do mês/ano, o quanto irão gastar com cartão de crédito, conta de água, gastos com combustíveis, alimentação, etc.
Depois de realizados os gastos do mês/ano, costumamos comparar aquilo que realmente gastamos com o que tínhamos previamente estimado, desta forma, podemos verificar quais foram os gastos que saíram do controle, sendo maiores do que o previsto, ou se tivemos algumas economias em gastos que estimamos ter um maior desembolso e, na realidade, conseguimos gastar menos.
Em outros casos, antes de fazer uma viagem de férias, costumamos estimar o quanto iremos gastar para verificar se teremos recursos o suficiente para a viagem. Sendo assim, estamos, de forma bem simplificada, fazendo um orçamento pessoal.
De igual importância, as empresas também optam por fazer seus orçamentos visando prever, inicialmente, o quanto serão as receitas e despesas no período.
Ao longo dessa web aula, verificaremos como pode ser desenvolvido um orçamento e veremos um exemplo de previsão de gastos e de despesas e, posteriormente, sua comparação com os valores realizados.
Orçamento Flexível:
O Orçamento Flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais completa das variações.
Este surgiu para solucionar o problema do orçamento estático. Em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de