Gestao de sistemas
Este trabalho apresenta uma investigação sobre o desenvolvimento do capital humano, analisando a forma tradicional de transmissão de conhecimentos e a adoção por empresas de uma nova práxis pedagógica com a constituição das Universidades Corporativas, caracterizada através de um processo ensino-aprendizagem mais consistente e de forma continuada. A aprendizagem organizacional, a gestão do conhecimento e a Universidade Corporativa constituem instrumentos gerenciais interdependentes de um mesmo construto. Esses instrumentos de gestão, suas características e aplicações no campo empresarial complementam-se em um contexto mais amplo de gestão organizacional. As profundas alterações no mundo empresarial vêm, concomitantemente, acompanhadas por uma intensa modificação nas atividades empresariais voltadas a aprendizagem organizacional, destinando maior atenção e investimentos por parte de empresários nesse sentido. Para os profissionais envolvidos no processo de ensino corporativo, o processo de aprendizagem organizacional vem sendo aprimorado a cada dia com a aplicação de inúmeras ações e são apresentadas como instrumentos para ampliar e aperfeiçoar as práticas pedagógicas nas empresas, tornando-as mais eficientes e eficazes. Dessa forma procura-se demonstrar as regras de convivência, a inter-relação das várias áreas do conhecimento, à influência e a mediação da empresa no envolvimento dos vários setores num todo organizacional, propiciando uma aprendizagem transformacional.
Palavras-chave: Universidades Corporativas, aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, mediação, participação.
ABSTRACT
This paper presents an inquiry on the development of the human capital, analyzing the traditional form of transmission of knowledge and the adoption by companies of new pedagogical praxis with the constitution of the Corporative Universities, characterized through a process more consistent teach-learning and of continued form. The