GESTAO DE POLITICAS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Fábio Marcelo Bulcão Bittencourt
Professor- Roger Keller
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Curso Tecnólogo Gestão Pública (GPU 0032) Módulo 4
27/06/2013
RESUMO
Este trabalho evidencia a necessidade de um planejamento urbano adequado para que não venha a ter um desenvolvimento desordenado, como acontece hoje na maioria dos municípios brasileiros. Aliado a gestão ambiental que promove adaptações ou modificações no ambiente natural de forma adequá-lo às necessidades individuais ou coletivas, para que o meio ambiente, urbano e rural nas suas mais diversas variedades de conformação e escala sem perder qualidade miniminizando impactos e ressaltar a importância da educação ambiental desde a infância.
Palavras-chave: Planejamento urbano e ambiental, desenvolvimento, qualidade e meio ambiente.
1 INTRODUÇÃO
A perspectiva de associar o desenvolvimento urbano com sustentabilidade é recente. O crescimento desordenado e o inchaço das cidades produzem consequências que atingem a toda sociedade, precipuamente com o exagerado número de loteamentos irregulares, ocupações às margens de rios e empreendimentos industriais sem os devidos cuidados, surgiu a necessidade de se repensar o sistema legal da cidade com a Constituição Federal de 1988 nos artigos 182 e 183 aponta novas diretrizes, normatizando e criando mecanismo de inclusão para participação e intervenção da comunidade e entidades no processo de reflexão sobre a cidade em si, levando em consideração que o crescimento econômico deve ser almejado, mas sem excluir a preservação do meio ambiente para assegurar dignidade, qualidade da população sem exaurir os recursos naturais para garantir a preservação do futuro.
2 DESENVOLVIMENTO
O processo de ocupação do território urbano e rural deve se constituir a partir da utilização controlada dos recursos naturais, pois esta é uma premissa básica para todo projeto de