Gestao da cadeia de suprimentos no seculo 21
Iniciativas e Práticas
Revolução da Cadeia de Suprimentos
Era da Informação Informaç
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Consiste na colaboração entre empresas para colaboraç impulsionar o posicionamento estratégico e estraté para melhorar a eficiência operacional.
Estratégia da Cadeia de Suprimentos
Uma opção? opç Um arranjo de canais baseado na dependência e na colaboração reconhecida. As operações da cadeia de suprimentos exigem processos gerenciais que atravessam as áreas funcionais de cada empresa e conectam parceiros comerciais e clientes para além das fronteiras organizacionais.
Estratégia da Cadeia de Suprimentos
13/04/12 - Heineken tenta ampliar distribuição da Kaiser – fonte ABRASEL
Como projetar?
Estratégia da Cadeia de Suprimentos
"Identificamos que é preciso dar à companhia uma nova cultura", diz o presidente da Heineken. Criada em 1982 por um engarrafador da Coca-Cola, a marca Kaiser nunca foi prioridade entre os seus controladores, que tinham o refrigerante como principal produto. E mesmo a Heineken comprou a Femsa, antiga dona da Kaiser, porque estava mais interessada no mercado mexicano do que no brasileiro”
Chris Barrow Presidente da Heineken no Brasil
Gestão Integrada
O desafio fundamental da gestão integrada consiste em redirecionar a tradicional ênfase na funcionalidade em um esforço para concentrar na realização de processos
VISÃO DO PROCESSO
Gestão Integrada
Colaboração: Compartilhamento de informações gerenciais; Extensão Empresarial: Compartilhamento de informações e especialização em processos; Prestadores de Serviços Integrados: Transportes; Armazenagem.
Modelos de Gestão Integrada
Preventivo ou “empurrado”
Reativo ou “puxado”
Adiamento
Modelos Preventivo
Utiliza o sistema de “empurrar” os estoques cadeia abaixo, gerando grande quantidade de estoques. Previsões individualizadas
Prever Comprar componentes e mateias Fabricar
Armazenar