Gestao ambiental
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Saúde e Meio ambiente, Planejamento urbano ambiental, Planejamento agroflorestal e meio ambiente, Estatística e meio ambiente.
Orientadores: Prof. Willian, Thiago, Luciana, Kenia.
Divisa Alegre – Minas Gerais
2012
1. Introdução
O desenvolvimento desse portfólio tem por finalidade destacar informações e dar subsídios aos setores competentes locais para adoção de medidas que possibilitem amenizar os impactos ambientais aos quais se encontra as áreas de expansão urbana.
Nota-se que as informações referentes ao histórico da expansão urbana no Brasil, a partir da década de 1950 foram relevantes para entendimento do processo de urbanização acelerada e a problemática dos impactos ambientais em algumas localidades.
Procura-se ainda através da pesquisa contribuir com o aprofundamento dos estudos relativos aos problemas oriundos da falta de mecanismos de controle do planejamento urbano, questionando quais os impactos ambientais mais significativos gerados ao longo dos anos.
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as implicações ambientais decorrentes do crescimento acelerado, analisando ainda a situação em que se encontra a localidade, sugerindo alternativas para recuperação do urbano ambiental e contribuindo para melhorar o bem estar da população.
2. Desenvolvimento
Sabe-se que as grandes metrópoles brasileiras vivem uma crise ambiental dura, como resultado de práticas gerenciais inadequadas das autoridades locais, assim como também da falta de atenção, da omissão, da demora em colocar em prática ações que
O meio ambiente permeia diretamente a vida humana e não há como dissociá-los. No entanto, as forças de mercado nem sempre atingem o ponto de equilíbrio ideal para atender às necessidades de todos os elementos envolvidos. Nesse momento,