Gestao ambiental
Segundo Kinlaw (1998), a empresa é a força contemporânea mais poderosa de que se dispõe para estabelecer o curso dos eventos da humanidade. Ela transcende as fronteiras e os limites do nacionalismo, exercendo influência predominante nas decisões políticas e sociais.
Para Crepaldi (1998), uma empresa é uma associação de pessoas para a exploração de um negócio que produz e/ou oferece bens e serviços, com vistas, em geral, à obtenção de lucros. Cassarro (1999) coloca que uma empresa é uma entidade jurídica que tem como obrigação apresentar lucro, e este deve ser suficiente para permitir sua expansão e o atendimento das necessidades sociais.
De acordo com Franco (1991), empresa é toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços. Segundo Rocha (1995), o processo de organização de uma empresa dá-se em diversas etapas que se iniciam nas pesquisas dos problemas existentes na empresa, até a implementação das possíveis soluções encontradas.
Harrington (1997) corrobora essa ideia, comentando que as organizações entraram em uma era de grandes desafios e incertezas sem precedentes, pois cada vez mais os empresários estão buscando alternativas, visto que os modelos funcionais e tradicionais não parecem ser eficazes.
Conceito de Sistema de Gestão Ambiental
O Sistema de Gestão Ambiental pode ser aplicado em varias áreas das atividades humanas. Onde haja o uso de capital, infla-estrutura e bem como o uso continuo dos recursos naturais, ai cabe a implementação do SAG.
Uma empresa de qualidade será aquela cada vez não somente os lucros de suas atividades mais também aquele que estiver atenta para os princípios da sustentabilidade ambiental e um política que integre o ganho com a preservação do meio ambiente.
Muito se tem falado sobre SGA como instrumento de busca da qualidade de vida para as empresas e parece ser uma tendência